
O portal Rancharia Notícia entrevistou, com exclusividade, Homero do Mané Facão (PSD), que foi eleito prefeito de Rancharia com 45,86% (7.786) dos votos válidos.
Durante o bate-papo, foram abordadas questões que vão desde as primeiras ações em 2025 até seus planos para a cidade ao longo de seu mandato.
Homero apresentou suas principais iniciativas e explicou, de forma geral, sobre como pretende conduzir a gestão do município nos próximos anos. Confira a seguir os temas discutidos na entrevista:
RN: Qual será seu primeiro ato após assumir a prefeitura em 2025?
Homero: Rever contratos já apontados como antieconômicos pelo Tribunal de Contas.
RN: Qual será seu principal objetivo no novo mandato?
Homero: Restabelecer o diálogo com os Governos Federal e Estadual e melhorar o diálogo com o Legislativo Municipal e Terceiro Setor para possibilitar a efetiva reconstrução de nossa cidade, executando um governo para todos.
RN: Cite três projetos/ideias a curto, médio e longo prazo que pretende realizar no município e como irá fazê-los.
Homero: A implantação do Centro De Hemodiálise, com parcerias entre Prefeitura Municipal, Governo do Estado de São Paulo e Hospital e Maternidade de Rancharia.
A construção da Estação de Tratamento de Esgoto, também com parceiras entre a Prefeitura Municipal, Governo do Estado de São Paulo, Governo Federal e Iniciativa Privada.
Considerando a vocação que nosso Município tem para o Agronegócio, pretendemos melhorar as condições das estradas rurais, pontes, aquisição de novos equipamentos e maquinários agrícolas para a patrulha agrícola, além de buscar o desenvolvimento constante no agro em Rancharia e distritos, e fortalecer o turismo no município, sempre com parcerias entre Prefeitura Municipal, Governo do Estado de São Paulo, Governo Federal e Iniciativa Privada.
RN: Como será o diálogo com a Câmara Municipal?
Homero: Temos como meta desenvolver um governo participativo, ouvindo sempre as lideranças do município e por isso, o diálogo com o Legislativo Municipal sempre estará aberto a novas propostas que tragam benefícios a nossa cidade.
RN: Como será o diálogo com os moradores?
Homero: Nesta proposta de governo participativo, a população e os diversos segmentos da sociedade sempre serão ouvidos, como já ocorreu na construção do nosso plano de governo, pois nosso objetivo é melhorar a cidade para que todos tenham uma melhor qualidade de vida e se sintam acolhidos e bem atendidos pelos serviços disponibilizados pela Prefeitura.
RN: Você pretende manter ou alterar as secretarias?
Homero: Qualquer alteração somente será avaliada após o processo de transição de governo, o qual já foi solicitado ao atual gestor.
RN: O secretariado já está definido? Quais foram os critérios de escolha?
Homero: Ainda estamos em processo de formação das equipes de trabalho e avaliando caso a caso, mas a preferência na escolha é por pessoas qualificadas, com formação ou experiência compatível com as atribuições exigidas.
RN: Por fim, como você gostaria de deixar a prefeitura no final do mandato?
Homero: Nosso objetivo com certeza é melhorar não só a prefeitura, mas fortalecer nosso município. A valorização do funcionalismo público será prioridade no nosso governo, para que possam trabalhar em condições dignas e com autonomia.
Vamos reconstruir Rancharia, através do desenvolvimento das instituições já implantadas, do fortalecimento do nosso comércio local, bem como da permanente formação educacional, proporcionando a toda população educação e saúde pública de qualidade, sem nos esquecermos do incentivo ao esporte, a cultura e principalmente ao turismo local e regional, inclusive o religioso, sem nos esquecermos da responsabilidade com o meio ambiente.
Enfim, dotar a cidade com tudo mais que for necessário para dar suporte e melhorar as condições de vida da população, com ambientes e programações em que sintam vontade e orgulho de morar.