
Uma fiscalização realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-SP) em parceria com a Polícia Militar resultou na apreensão de quatro veículos, autuação de 30 motoristas e aplicação de multas em mais de R$ 67 mil, na noite desta sexta-feira (25), em Rancharia.
Durante a ação, na Avenida Dom Pedro II, 435 condutores passaram pelo bloqueio que ocorreu por volta das 20h, na entrada da cidade. Desses, 22 foram autuados por recusa ao teste do etilômetro, um por alcoolemia, sete por diversas infrações, além dos quatro veículos apreendidos.
Segundo informações da PM, quem registra o índice de alcoolemia até 0,33 mg/l recebe multa em R$ 2.934,70 e tem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) retida, com possibilidade de suspensão de até um ano. Já para quem recusar o teste, a multa aplicada é a mesma, além da retenção da CNH e da negociação administrativa.
Ainda conforme a corporação, em relação ao índice superior a 0,34 mg/l, além das penalidades, resulta na prisão em flagrante por embriaguez ao volante, caracterizando crime de trânsito.
Chamada de “Operação Direção Segura”, a campanha faz parte do calendário do DETRAN-SP e é realizada em todo o estado, visando a conscientização e repressão do consumo de álcool e substâncias psicoativas na condução de veículos.