
Silvio Latinha (PP) foi o candidato com o custo mais alto por voto recebido nas eleições municipais de 2024 em Rancharia, com cada um dos 587 votos custando R$ 42,59. Entre os seis concorrentes ao cargo de prefeito, Latinha desembolsou R$ 25.003,00 em sua campanha, mas não conseguiu se eleger.
O levantamento considera os dados de despesas das campanhas registrados no portal de Divulgação de Candidatura e Contas Eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divididos pelos votos contabilizados nas urnas.
Gilson Junior (PT), que gastou R$ 6.939,10 e obteve 225 votos, teve um custo de R$ 30,84 por voto. Sua campanha também não obteve sucesso e o preço por voto ficou como o segundo mais caro de Rancharia.
Em seguida, aparece Marcílio Pebinha (Solidariedade) que gastou R$ 31.100,28 para obter 2.279 votos, resultando em um preço de R$ 13,64 por voto recebido. Embora tenha tido um custo menor por voto comparado a Silvio e Gilson, ele também não conseguiu se eleger.
Homero do Mané Facão (PSD), eleito prefeito, foi o que teve a maior despesa total, investindo R$ 66.897,50 em sua campanha, dos quais R$ 1 mil foram direcionados para impulso de conteúdo nas redes sociais.
Ele recebeu 7.786 votos, resultando em um custo de R$ 8,50 por voto. Apesar do alto investimento, seu valor por voto ficou entre os mais baixos, refletindo a eficácia de sua campanha em converter gastos em apoio popular.
Marquinhos do Povo (União), com um total de R$ 30.696,00 investidos, incluindo R$ 10 mil para impulso de conteúdo digital, recebeu 6.049 votos. O preço por voto de sua campanha foi de R$ 5,07. Embora tenha conseguido um custo beneficio positivo, o candidato que concorreu com voto sub judice não conseguiu a reeleição.
A única candidata que não teve nenhuma despesa declarada foi Rosana Moraes (PSOL), que, mesmo sem gastar nada em sua campanha, conquistou 51 votos, resultando em um custo zero por voto.
Os gastos das campanhas dos candidatos que disputaram o cargo do Executivo foram direcionados a uma variedade de serviços, desde impulsos em redes sociais e marketing digital até métodos mais tradicionais, como a contratação de gráficas para a impressão de panfletos, plano de governo e bandeiras.
As campanhas eleitorais têm até 30 dias após o término das eleições para concluir suas prestações de contas, o que significa que os números ainda podem sofrer pequenas alterações.